Ceará SC

O Ceará promoveu treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para os membros do futebol e da comissão técnica do Clube nesta segunda-feira, 12, em Carlos de Alencar Pinto. O treinamento visa a capacitação dos profissionais que integram o Time do Povo a iniciar o suporte à vítima em emergências.

Ministrado pelo cardiologista do esporte Dr. Carlos Mota, o curso combinou teoria e prática, utilizando manequim e equipamentos. Os membros da comissão técnica do Vovô aprenderam sobre reconhecimento da PCR, sequência de compressões e ventilações, uso do DEA, e técnicas para diferentes idades.

Segundo Joaquim Garcia Filho, médico do Alvinegro de Porangabuçu, o treinamento aborda ensinamentos teóricos e práticos fundamentais que capacitam os profissionais do Vozão a atuar em situações de emergência.

“Promovemos hoje um curso teórico e prático visando capacitá-los a realizar o suporte básico de vida, reanimação cardiopulmonar e o uso do Dea (desfibrilador). Realizar as manobras (compressões torácicas e ventilações) de forma adequada antes da chegada da equipe de atendimento especializado aumentam as chances de sobrevida da vítima. Levando-se em conta que a maioria das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, ter nossos profissionais capacitados faz toda a diferença para tentar salvar a vítima”, afirmou Joaquim Garcia Filho, médico do Clube.