Dr. Joaquim Garcia Filho completará 500 partidas como médico do Ceará

O médico Joaquim Garcia Filho completará nesta quarta-feira, 16, diante do Corinthians, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a 500ª (quingentésima) partida à beira do campo pelo Ceará Sporting Club.
A jornada do Dr. Joaquim Garcia como médico do Time do Povo iniciou há 16 anos. Em janeiro de 2009, foi contratado pelo ex-presidente Evandro Leitão para integrar o departamento. Desde então, participou de conquistas históricas e contribuiu para a centenária história do Alvinegro de Porangabuçu.
Antes disso, no entanto, residindo em Taubaté, em São Paulo, onde cursava medicina na Universidade de Taubaté, Joaquim buscava ajudar o Ceará em duelos fora de casa. Ele relembra que em 2006 o clube não viajava com médico na delegação e, em um duelo contra o Marília, precisou realizar uma sutura em um atleta do clube. A partir daquele momento, passou a ser bem-visto pela cúpula alvinegra.
“Ali foi o primeiro ato, como acadêmico de medicina, mas já exercendo a medicina, realizando aquele procedimento de sutura naquele atleta. Foi uma emoção diferente pelo fato de ali não ser um paciente, mas um jogador do time que eu torço, e eu estar podendo contribuindo naquele momento para realizar aquele procedimento. Foi o pontapé inicial dessa história dentro do clube”, disse o médico.
A primeira partida como médico do clube aconteceu no dia 15 de janeiro de 2009. Contra o Boa Viagem/CE, Dr. Joaquim Garcia comentou que precisou atuar brevemente naquela partida. Nestes 16 anos, cobriu partidas de Campeonato Cearense, Copa dos Campeões Cearense, Copa Fares Lopes, Série A e B, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Primeira Liga e Copa Sul-Americana.
“Era uma quarta-feira à noite, contra o Boa Viagem, no Castelão. Confesso que no elenco do Ceará tinham atletas que acompanhava desde a adolescência. O Sérgio Alves, por exemplo, cheguei a entrar com ele como mascote. Foi um dia de emoção, passou um filme de tudo o que foi feito, as bênçãos que Deus me deu de proporcionar aquele momento, de ser médico, exercendo a medicina para o meu clube de coração. Tenho aquele dia em mente [...] Teve um atendimento do goleiro e logo em seguida um atacante foi substituído por câimbras. Tive que ir até o outro lado para acompanhar ele", relembra.
No currículo, o médico carrega a participação em 11 títulos do Ceará, sendo: oito Campeonatos Cearense e três Copas do Nordeste. O médico ainda esteve em três acessos à Série A, em 2009, 2017 e 2024. Em duas ocasiões, foi convocado para compor a delegação da Seleção Brasileira, na categoria Sub-15 e Master.
Como parte das homenagens, Dr. Joaquim Garcia receberá uma camisa personaliza do Time do Povo, com seu nome e o número de jogos trabalhados pelo Ceará. Da Federação Cearense de Futebol (FCF), receberá uma placa em alusão pelo serviço prestado ao futebol local.
“Representa o reconhecimento de uma trajetória. Tenho muita gratidão à diretoria por acreditar no meu trabalho e me dar confiança para executar a medicina junto aos atletas do clube e os demais funcionários. Minha gratidão a todos eles, a todos que compõem o CESP e, principalmente, aos médicos e aos fisioterapeutas. O trabalho em conjunto que fazemos no dia a dia, de prevenir lesões e recuperar atletas, é importante para os resultados aconteçam em campo. Que essa história se repita por muitos e muitos jogos, sempre com as bençãos de Deus nos guiando em cada atendimento, para ofereceremos o melhor para os nossos atletas”, disse Dr. Joaquim Garcia Filho.
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.