Foto: Gledson Jorge/Ceará SC

Antes de comandar seu segundo treinamento no CT de Porangabuçu, Léo Condé esteve na sala de imprensa Sérgio Pinheiro para conversar com os jornalistas locais pela primeira vez como treinador do Ceará. Em sua apresentação, o treinador comentou sobre assuntos como as características de seu trabalho e as dificuldades da Série B do Campeonato Brasileiro. Em mais de uma hora de coletiva de imprensa, o treinador destrinchou outros assuntos relacionados às equipes que comanda. 

Estilo de jogo
Ciente do momento do Ceará e da importância da busca pelo acesso, o novo treinador do Ceará enfatizou que busca o equilíbrio entre os setores de suas equipes e que a leitura de cada jogo é um ponto importante para a busca pelos resultados. 

“De um modo geral, gosto das minhas equipes bastante equilibradas, de ter um bom entendimento do jogo, entender o momento de se resguardar um pouco mais, de baixar um pouco as linhas ou de pressionar um pouco mais alto. No Ceará, por toda a história que tem, todos esperam uma equipe protagonista e é isso que temos que buscar, mas não podemos nos descuidar defensivamente. Temos que buscar protagonismo aliado ao equilíbrio. A Série B é muito estratégica. Nós vamos enfrentar adversários com características diferentes, em locais diferentes, então a gente tenta montar as estratégias para cada determinado jogo. É claro que não foge do que a gente acredita, mas isso pode variar”, afirmou. 

Utilização das categorias de base
Conhecedor do futebol nacional e com trabalhos de destaque nas categorias de base, Léo Condé também foi perguntado sobre a transição de atletas oriundos da Cidade Vozão. Citando o bom trabalho desenvolvido no CT da base alvinegra, o treinador explicou sobre seus métodos de trabalho. 

“Minha origem, meu começo foi como treinador de base. Na maioria dos clubes que passei, procurei pinçar jogadores da base. A gente sabe que o Ceará tem um trabalho consistente de base, muito bem feito. Com o trabalho que vem sendo realizado, a gente sabe que pode utilizar muitos jogadores, mas a gente precisa sentir no jogador que ele está apto a vestir a camisa do clube na equipe principal. Vamos procurar avaliar isso nos treinamentos, gosto de observar isso, até para conhecer esses jogadores mais de perto”, contou o comandante. 

Relação com a torcida
Já perto do fim da coletiva, Léo Condé foi perguntado sobre suas expectativas pelo encontro com a torcida do Ceará, marcado para a sexta-feira, 5, diante do Santos. O treinador falou do que já viveu enfrentando o Mais Querido. 

“A expectativa é muito boa. Já tivemos a oportunidade de jogar aqui, contra a equipe do Ceará e a gente sabe da paixão que tem a torcida, que cobra, mas apoia bastante quando as coisas estão bem. Isso tudo é uma construção. Não adianta a gente ficar aqui na palavra, pedindo algo para o torcedor, pois a gente já sabe que ele é apaixonado. A  gente espera que, com muita entrega, possamos ter o torcedor do lado porque, com essa parceria, vamos ser um time muito forte na competição”, finalizou. 

Para conferir esses e outros trechos da coletiva de imprensa de Léo Condé, acesse youtube.com/vozaaotv.