Fut. Feminino: Com trabalho de formação consolidado, Ceará tem 74% do elenco do Cearense com passagem pela base
Referência na formação de atletas no Nordeste e no Brasil, o Ceará deu um novo passo ao investir recursos no desenvolvimento de jogadoras para a composição do elenco feminino. O trabalho nas categorias de base iniciou com a captação de meninas do estado, por meio de parcerias e através da Fábrica de Craques, para montar uma base identificada com o Time do Povo.
Das 27 atletas que disputam o Campeonato Cearense Feminino 2024, 20 foram formadas nas categorias de base do Ceará, correspondendo a 74% do time. O processo de formação, iniciado há seis anos, colhe frutos, com resultados expressivos em competições locais e campanhas importantes realizadas nacionalmente, além, claro, da contribuição ao desenvolvimento pessoal e profissional das jogadoras. Na história do clube, as Meninas do Vozão participaram do Campeonato Brasileiro Sub-17, Sub-18 e Sub-20 e conquistaram o Campeonato Cearense Sub-15, Sub-17 e Sub-19.
Um dos responsáveis pela formação do Ceará, que segue no clube até hoje, é o treinador Erivelton Viana. Entre 2020 e agosto de 2021, atuou como técnico das categorias de base das Meninas do Vozão. Até chegar ao profissional, muita coisa foi transformada e o clube, hoje, é beneficiado com os investimentos realizados no desenvolvimento das atletas.
“É motivo de muito orgulho pelo trabalho que vem sendo realizado desde a fundação do departamento de futebol feminino. É um processo que, graças a Deus, está dando frutos. Cremos que vamos colher muitas coisas boa ainda. Da base do clube, saíram atletas que estão defendendo grandes clubes. Sabemos que não é um trabalho fácil, exige muita dedicação. No grupo adulto de 2024, praticamente todo o time do Sub-17 subiu. Atletas da base sendo titulares na estreia, a Camilly, Emilly, a Thayla e outras entraram no decorrer do jogo. É importante estar revelando atletas porque é o futuro do futebol feminino do clube. A modalidade tem dado muita alegria ao torcedor alvinegro”, disse.
Atualmente, a categoria de base do clube é treinada pelo técnico Felipe Soares, auxiliar de Erivelton Viana no adulto. Em entrevista ao cearasc.com, o profissional destacou a integração com o profissional e o trabalho realizado para levar as atletas ao nível máximo do potencial individual. Há, ainda, uma especificidade na estrutura montada para à base no feminino: a formação da cidadã, expondo valores e princípios as jogadoras.
“Desde que cheguei, junto com a coordenação, a gente conseguiu desenvolver uma metodologia que permite a atleta atingir todo o seu potencial. Tudo interligado, desde o modelo de jogo até a características que procuramos das atletas na captação. Alguns diferenciais nossos são o incentivo a versatilidade, cada atleta deve completar seu ciclo na base em pelo menos 2 posições além da sua função natural”, iniciou o treinador do Sub-16 e Sub-17 do Ceará.
“A integração entre categorias é fundamental para o processo de formação. O futebol tá saturado de histórias de meninos e meninas que são importantes numa categoria e quando sobem para a próxima são dispensados pela maturação física e pela necessidade de resultados a comissão opta pelos mais velhos. Aqui temos a possibilidade de fazer diferente. A mesma comissão no Sub-15 e Sub-17 facilita muito e o fato do treinador do profissional, Erivelton, ser um cara que passou pela base e acreditar muito nas meninas, ajuda bastante quanto a continuidade, paciência e oportunidades para elas”, finalizou.
Contra o The Blessed, na estreia do Campeonato Cearense Feminino, nove atletas oriundas da base do clube atuaram — destas, sete estavam compondo o Sub-17 na disputa do estadual neste ano, inclusive a meia-atacante Thayla, que anotou um dos gols da partida.
Neste ano, as Meninas do Vozão ainda disputarão o Campeonato Cearense Sub-16. O período de disputa do torneio será divulgado em breve pela Federação Cearense de Futebol (FCF).
Confira as atletas oriundas das categorias de base do Ceará Sporting Club (DNA Alvinegro):
- Goleiras: Lelê (Sub-17) e Raíssa (Sub-20)
- Laterais: Sabrina (Sub-17), Mariana (Sub-17), Vitória (Sub-20) e Fernandinha (Sub-20)
- Zagueiras: Emilly (Sub-17), Bel (Sub-17) e VK (Sub-17)
- Volantes: Laís Stephanny, Natiele e Késia (Sub-17)
- Meio-campistas: Kaillany, TH (Sub-17), Kay (Sub-17) e Bruna (Sub-17)
- Atacantes: Evelyn (Sub-17), Camilly (Sub-17), Hellen (Sub-17) e Carine (Sub-17)
Confira campanhas e resultados conquistados pelo Ceará nas categorias de base no futebol feminino:
- Campeão da Copa Manjadinho Sub-15 em 2024
- Campeão do Campeonato Cearense Sub-17 em 2023
- Campeão do Campeonato Cearense Sub-20 em 2019
- Vice-campeão do Campeonato Cearense Sub-17 em 2024
- 3° lugar do Grupo B (uma vitória, um empate e uma derrota) do Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2024 — eliminado na 1ª fase
- 3° lugar do Grupo A (uma vitória, um empate e uma derrota) do Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2023 — eliminado na 1ª fase
- 3° lugar do Grupo D (uma vitória, três empates e duas derrotas) do Campeonato Brasileiro Sub-18 em 2021 — eliminado na 1ª fase
- 4° lugar do Grupo F (três empates e três derrotas) do Campeonato Brasileiro Sub-18 em 2020 — eliminado na 1ª fase
- 4° lugar do Grupo F (três empates e três derrotas) do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2022 — eliminado na 1ª fase
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.