Marcelo Vidal / Ceará SC

O Ceará entregou neste sábado, 12, a comenda “Notável Alvinegro” para o ator, cantor e diretor Silvero Pereira. Natural de Mombaça, a aproximadamente 307 quilômetros da capital, a personalidade cearense recebeu a condecoração por ser um alvinegro com trabalho de destaque em sua trajetória. A premiação foi entregue por Anacleto Figueiredo Neto, diretor do Centro Cultural do Time do Povo, e pelo educador museal Gabriel Arcelino.

Após a premiação, Silvero Pereira palestrou, com a temática “um palco para sonhar”, para atletas do Sub-17 do Ceará. Durante a palestra, abordou temas como família, sonho, fé, diversidade e respeito ao próximo.

“O Notável Alvinegro é uma homenagem que o Centro Cultural criou para aqueles torcedores que tem destaque em suas áreas de atuação. A escolha pelo Silvero, além dele ser uma pessoa notável, conhecido internacionalmente, e também por ser torcedor do Ceará declarado, é um cearense com uma história de vida incrível, que influencia várias pessoas. Junto dessa homenagem, fizemos um evento com atletas da base para eles sentirem a trajetória do Silvero como artista, que também se identifica muito com a trajetória deles como atletas. Trouxemos para os nossos atletas uma formação sobre vida e caráter”, destacou Anacleto Figueiredo Neto, diretor cultural do Ceará.

A vinda de Silvero Pereira é parte, também, do trabalho realizado na Cidade Vozão focado na formação cidadã dos atletas. Frequentemente, os profissionais das categorias de base levam os atletas para palestras e ações culturais para conhecerem e fortalecerem as raízes com o estado e, também, com o clube.

“Trabalhamos nas categorias de base a perspectiva de formação integral do sujeito. Incorporando a formação do atleta, como do cidadão. O Silvero é motivo de orgulho para a história do Ceará. É um cara com uma trajetória linda e incrível. Os meninos puderam ter contato com uma trajetória de sucesso. Hoje ele é um ator global, reconhecido e premiado no cinema nacional e na TV, cantor também. E traçou uma trajetória de saber aproveitar as oportunidades, de saber se preparar. É um paralelo perfeito com a formação do futebol. Incorporar essa perspectiva na formação integral é muito importante”, pontuou Fernando Martilis, assistente social das categorias de base do Mais Querido.

Além dos atletas do Sub-17, profissionais de imprensa também participaram da palestra “um palco para sonhar”.

Ainda como parte das homenagens, Silvero Pereira estará na Arena Castelão na quarta-feira, 16, no duelo contra o Corinthians. Esta será a primeira vez do artista em um estádio de futebol acompanhando um duelo do Ceará.

“Estou muito feliz em receber essa homenagem do meu time. É muito importante esse reconhecimento sobre o meu trabalho. Eu, enquanto cearense vindo do interior do estado, saber que tem esse lugar homenageado na sua terra, pelo meu time, enche meu coração de alegria, saber que, de fato, meu trabalho está sendo reconhecido. Esse reconhecimento parte, também, do lugar de vir até aqui ao clube, para falar com os atletas de base sobre a minha trajetória, meu percurso para me tornar o artista que sou hoje. Compartilhar sobre minha experiência e sobre o que eu posso ensinar a essa galera, para que eles consigam realizar seus sonhos”, iniciou Silvero Pereira.

“Tive a oportunidade de receber uma camisa oficial do Ceará, com o meu nome. Isso enche meu coração de orgulho. Pela primeira vez, fico bem emocionado, vou ao estádio. Ver o time jogar, a Arena Castelão, a torcida… sempre sonhei, sempre quis, mas tinha receio. Agora me sinto abraçado e estou ansioso por esse momento”, completou o ator, cantor e diretor cearense.

Antes de iniciar a palestra, o ator teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Time do Povo em Porangabuçu.