Lucas Silva / Ceará SC

O elenco de voleibol do Ceará Vôlei participou, na manhã desta sexta-feira, 9, no Crossfit 6450, de uma oficina teórico-prática sobre a importância das técnicas do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esportista de alto rendimento.

Idealizada pelo preparador físico Flávio Rodrigues, que também atua como presidente da Federação Cearense de Powerlifting, em parceria com os educadores físicos Roberto Studart e Filipe Gomes, do CF6450, a palestra explicou, de forma teórica e prática, como determinados movimentos contribuem para elevar a potência do atleta profissional.

“Toda preparação, dos mais variados esportes, é pautada em cima da força. A partir dela, conseguimos desenvolver todas as capacidades físicas. Componentes do LPO são utilizados há décadas na preparação física dos esportes, ajudando na produção de força, velocidade e potência, com comprovação científica. Isso influencia especificamente nos desportos, na arrancada e no salto. A ideia da clínica foi afinar os movimentos, para que elas estejam menos expostas a lesões. Quanto mais experiência motora o atleta tiver, melhor”, destacou Flávio Rodrigues, preparador da equipe de voleibol do Ceará.

“O LPO é usado como base para a maioria dos esportes, principalmente os que exigem potência. A essência do LPO é a potência: transportar o máximo de peso por uma distância no menor tempo. Isso se aplica ao vôlei nos saltos, nos deslocamentos laterais e nos sprints, tudo isso é potência”, explicou Roberto Studart, educador físico e proprietário da CF6460, parceira do Ceará Vôlei.

Ainda nesta sexta-feira, as atletas concluem o dia de treinos visando o duelo de domingo, 11, contra o Pinhalense. No Colégio Antares, o elenco realizará mais uma atividade técnico-tática.